OMA vence concurso para tribunal de justiça em Lille, na França

OMA foi selecionado como vencedor de um concurso internacional para o projeto do novo Palais de justice em Lille, França.

Localizado nos arredores da cidade próximo às fortificações históricas de Vauban, o novo edifício abrigará o tribunal superior e o tribunal distrital de Lille dentro de um volume colorido e expressivo.

OMA vence concurso para tribunal de justiça em Lille, na França - Mais Imagens+ 7

Vista de parvis. Image © OMA / ArtefactoryLab

Dirigido por Ellen van Loon e Rem Koolhaas, a equipe de projeto do OMA desenvolveu um "edifício multifacetado que é capaz de abordar uma ampla gama de elementos diferentes do passado e presente da cidade". Os serviços públicos e os principais tribunais serão localizados na base do edifício, enquanto pequenos prédios e espaços de apoio estarão contidos numa torre central, de forma triangular. Um anel de escritórios flutuando sobre a base circundará a torre, afastado o suficiente para permitir que a luz natural passe pelo prédio.

© OMA
Vista de Salle Des Pas Perdus. Image © OMA / ArtefactoryLab

Cada um dos três volumes principais será representado de forma exclusiva em material e detalhes, enquanto os espaços interiores irão enfatizar a importância do conforto e da transparência no processo judicial.

"Os interiores de cada um dos componentes do edifício são concebidos para tornar acessíveis todos os procedimentos de justiça, mesmo convidando, sem a intimidação que tradicionalmente tem sido a principal característica da arquitetura de espaços de justiça", explicam os arquitetos.

Implantação. Image © OMA
Maquete. Foto por Hans Werlemann. Image © OMA

O OMA tem um amplo relacionamento com a cidade de Lille, tendo projetado o plano-mestre para o novo distrito de Euralille em 1989 e o centro de exposições e conferências Congrexpo em 1994.

O projeto Palais de justice está sendo desenvolvido em colaboração com Saison Menu, WSP, BMF e Quadrim, com a finalização prevista para 2023.

Notícia via OMA

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "OMA vence concurso para tribunal de justiça em Lille, na França" [OMA's Colorful Base, Tower and Ring Scheme Wins Competition for New Courthouse in Lille, France] 24 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889621/oma-vence-concurso-para-tribunal-de-justica-em-lille-na-franca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.